RSS

DISTURBIOS MAMÁRIOS NO HOMEM



Os distúrbios mamários raramente ocorrem no homem. Eles incluem a ginecomastia (aumento das mamas) e, menos comumente, o câncer de mama.
Ginecomastia A ginecomastia (aumento das mamas) no homem pode ocorrer durante a puberdade. Este aumento é normal e transitóriwo, durando alguns poucos meses a alguns anos. Alterações similares podem ocorrer na velhice. O aumento das mamas no homem também pode ser causado por certas doenças (sobretudo as doenças hepáticas), determinados tratamentos medicamentosos (p.ex., com hormônios sexuais femininos) e pelo uso de marijuana (maconha). Apenas em alguns casos, esta doença é decorrente de um desequilíbrio hormonal, o qual pode ser causado por raros tumores testiculares ou adrenais que produzem estrogênio. Quando este tipo de tumor é suspeitado, os testículos são examinados através da ultra-sonografia e as adrenais são examinadas através da tomografia computadorizada (TC) ou da ressonância magnética (RM). O aumento pode afetar uma ou ambas as mamas.
A mama aumentada pode ser sensível à palpação. Quando ela o é, a causa provável não é um câncer. A mastalgia (dor nas mamas) no homem, assim como na mulher, não é um sinal de câncer. Geralmente, nenhum tratamento específico é necessário. A ginecomastia geralmente desaparece de forma espontânea ou após a sua causa ser eliminada pelo tratamento da doença ou a interrupção da droga responsável.
Ainda não está claro se o tratamento hormonal é benéfico. A remoção cirúrgica do excesso de tecido mamário é eficaz, mas ela raramente é necessária. Uma nova técnica cirúrgica, na qual o tecido é removido através de um tubo de aspiração inserido através de uma pequena incisão, está se tornando cada vez mais popular. Esta técnica é algumas vezes seguida por uma cirurgia estética.
Câncer de Mama Os homens podem apresentar câncer de mama, mas as chances dele ocorrer são de apenas 1% em comparação às chances das mulheres. Pelo fato de ser incomum, ele raramente é suspeitado como causa dos sintomas, seja pelo homem que apresenta o câncer como pelo médico.
Conseqüentemente, o câncer de mama no homem com freqüência evolui até um estágio avançado antes de ser diagnosticado. O prognóstico é o mesmo que o de uma mulher com um câncer no mesmo estágio. O tratamento é praticamente o mesmo, exceto pelo fato da cirurgia conservadora ser raramente utilizada e a importância do tratamento medicamentoso ou da radioterapia não ter sido demonstrado.
A disseminação para outras partes do corpo é tratada com as mesmas drogas bloqueadoras de hormônios utilizadas para tratar o câncer de mama feminino ou com a orquiectomia (remoção dos testículos) para eliminar os hormônios que mantêm o crescimento do câncer. Alternativamente, uma combinação de drogas quimioterápicas pode ser utilizada.

Conseqüentemente, o tratamento, em especial quando ele produz efeitos colaterais desagradáveis, é com freqüência postergado até ela apresentar sintomas (dor ou outro desconforto) ou o câncer começar a piorar rapidamente. Uma mulher que apresenta dor ou outros sintomas incapacitantes é geralmente tratada com medicamentos bloqueadores de hormônios ou com quimioterapia para inibir o crescimento das células cancerosas em todo o corpo. No entanto, existem exceções.
Por exemplo, quando é detectada apenas uma área de câncer em um osso, após um longo tempo sem recorrência, o único tratamento utilizado pode ser a radioterapia sobre o osso. A radioterapia é o tratamento mais eficaz para o câncer ósseo, algumas vezes controlando-o durante anos. Além disso, ela também é eficaz no tratamento do câncer que se disseminou ao cérebro. Os medicamentos bloqueadores de hormônios são prescritos com mais freqüência que a quimioterapia, para as mulheres cujo câncer é sustentado pelo estrogênio e que não apresentam evidências de câncer por mais de 2 anos após o diagnóstico, ou cujo câncer não tem potência letal imediata.
Esses medicamentos são especialmente eficazes para as mulheres com 40 a 50 anos de vida e que ainda menstruam e produzem muito estrogênio, assim como para aquelas que já passaram da menopausa há pelo menos 5 anos. No entanto, nenhuma dessas orientações é absoluta. Como o tamoxifeno produz poucos efeitos colaterais, ele geralmente é o primeiro medicamento bloqueador de hormônios utilizado. Alternativamente, o médico pode realizar a cirurgia de remoção dos ovários ou a radioterapia para destrui-los, e para interromper a produção de estrogênio.
Quando o câncer volta a disseminar-se meses ou anos após ser suprimido por um medicamento bloqueador de hormônios, outras drogas bloqueadoras de hormônios podem ser tentadas. A aminoglutetimida é um medicamento bloqueador de hormônios amplamente utilizado no tratamento do câncer ósseo doloroso. A hidrocortisona, um hormônio esteróide, é geralmente administrada concomitantemente porque a aminoglutetimida inibe a produção natural de hidrocortisona (um hormônio essencial) pelo organismo. Recentemente, foram aprovadas novas drogas para o tratamento do câncer de mama similares à aminoglutetimida que não exigem o uso da hidrocortisona.
Esses novos medicamentos parecem ser tão eficazes quanto a aminoglutetimida. Os esquemas quimioterápicos mais eficazes incluem a ciclofosfamida, a doxorrubicina, o paclitaxel, o docetaxel, a vinorelbina e a mitomicina C. Essas drogas freqüentemente são utilizadas com medicamentos bloqueadores de hormônios. Os modificadores da resposta biológica são algumas vezes testados experimentalmente como tratamento do câncer de mama. Essas drogas são substâncias naturais, ou versões levemente modificadas de substâncias naturais que fazem parte do sistema imune do organismo.
Elas incluem os interferons, a interleucina- 2, as células assassinas ativadas por linfócitos, o fator de necrose tumoral e os anticorpos monoclonais. Essas drogas são administradas precocemente, antes de uma quimioterapia extensa, mas o seu papel no tratamento do câncer de mama ainda não foi estabelecido.
Doença de Paget do Mamilo
A doença de Paget do mamilo é um tipo de câncer de mama que se manifesta inicialmente como uma lesão do mamilo crostosa ou descamativa ou como uma secreção do mamilo. Como esta doença geralmente produz pouco desconforto, a mulher pode ignorá-la por um ano ou mais antes de procurar um médico.
Este geralmente estabelece o diagnóstico através de uma biópsia (remoção de um pequeno fragmento do tecido do mamilo para exame microscópico), mas, algumas vezes, simplesmente através do exame microscópico de um esfregaço da secreção do mamilo. Um pouco mais da metade das mulheres com este tipo de câncer também apresenta um nódulo palpável na mama.
A doença de Paget do mamilo pode ser localizada ou invasiva. Geralmente, uma mastectomia simples com remoção dos linfonodos é realizada. Menos comumente, a remoção do mamilo com uma quantidade do tecido normal circunvizinho é bem-sucedida. O prognóstico depende de quão invasivo e de quão volumoso é o câncer e dele ter ou não se disseminado para os linfonodos.
Cistossarcoma Filodes
O cistossarcoma filodes é um tipo relativamente raro de tumor de mama que pode ser canceroso. Esses tumores raramente disseminam-se para outras áreas, mas, após a remoção cirúrgica, eles tendem a reaparecer no mesmo local. O tratamento usual é a remoção do tumor e de uma ampla margem de tecido normal circunvizinho (excisão ampla). Quando o tumor é grande em relação à mama, uma mastectomia simples pode ser realizada.


Compre agora!

Blogroll